Thursday, August 1, 2013

GTA iV - Instalação manual de mods

Antes do OpenIV Package Installer nós tinhamos muito mais trabalho para instalar mods no GTA iV, vou listar aqui o que sei a respeito (resumido).

*Para usar mods no GTA e interessante ter pelo menos o patch 1.0.4.0 instalado


ScriptHook

O ScriptHook é uma base para o uso de mods no GTA iV, muitos mods necessitam deste componente para rodar.

O ScriptHook precisa de um ASI loader para ser carregado. A ordem de carregamento é a seguinte:

Jogo inicia e carrega o dsound.dll (geralmente) falso, esse arquivo na verdade é um ASI loader "disfarçado" de dsound.dll, após ser carregado ele procura por arquivos tipo ASI (.asi) e os carrega, entre eles estará o ScriptHookDotNet.asi. Este .asi irá carregar o ScriptHook.dll e então ele irá carregar todos os .net scripts que estiverem dentro da pasta Scripts do GTA, os .net scripts podem ter as seguintes extensões:

.vb - script escrito em VB.net
.cs - script escrito geralmente em C#
.net.dll - DLL resultante da compilação de um .vb ou .cs

Então para ter o ScriptHook funcionando você precisa dos seguintes arquivos colocados na pasta do GTA iV:

dsound.dll (ou outro ASI loader)
ScriptHookDotNet.asi
ScriptHook.dll
pasta Scripts

Algumas pessoas tem problema com a criação do arquivo de log do ASI loader por falta de direitos de Administrador ao rodar o jogo ou azar, sei lá, uma solução para isso é gerar um arquivo de texto simples e salvá-lo como asilog.txt dentro da pasta do GTA

Para testar se seu ScriptHook esta carregando com o jogo aperte ' ou ~ durante o jogo para ver se a tela de console aparece, algo assim:


Dentro desta tela de console podemos usar comandos como:

heal - para restaurar vida e dar colete a prova de balas ao player
flip - para desvirar o carro atual
setdaytime 10:28 - para mudar a hora (baseado em contagem de 24 em 24 horas)
spawn nome_modelo - para criar o modelo baseado no nome, ex.: spawn patriot (cria um hammer na frente do player)
reloadscripts - necessário quando algum .net script trava e precisa ser reiniciado.
teleport - para teleportar o player
e outros que não lembro agora

Caso você tenha problemas com ScriptHook veja as últimas linhas deste post.


Modelos, sons, animações, texturas, etc.

Alguns mods vem com modelos modificados de carros, pedestres, objetos, etc.. Ou então animações editadas ou sons customizados. Para instalar estes tipos de arquivos podemos usar o OpenIV ou SparkIV.

Usando o OpenIV basicamente o que temos que fazer é achar aonde o arquivo deve ser colocado, provavelmente o mod virá com instruções detalhadas do caminho a ser seguido. Antes de inserir os arquivos nós devemos clicar no botão Edit mode para habilitar o modo de edição e poder arrastar para dentro do OpenIV os arquivos modificados. Algumas pessoas não conseguem usar o método de arrastar e soltar e devem usar o menu Edit > Add.

Exemplo de caminho aonde um modelo de carro deve ficar e o clique no botão Edit mode:


Arquivos que geralmente vem com um carro modificado e que precisam ser arrastados para o OpenIV:


Obs.: O nome do modelo de um carro pode ser modificado para o nome de qualquer carro do jogo, você não precisa necessariamente substituir o modelo indicado, basta escolher outro nome de modelo, renomear os arquivos do mod e arrastar para o OpenIV, lembre-se que para veículos geralmente temos umas linhas de handling.dat e vehicles.ide que precisam ter o nome do modelo editado antes de editar tais arquivos para combinar com o nome do modelo escolhido.
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